ola
 


OLA
   Home      Missão institucional      Conselho de Ética e Disciplina

PROCESSO DISCIPLINAR


É um procedimento instaurado pelo Conselho de Ética e Disciplina, sempre que instada a verificar se um determinado procedimento ou conduta de detetive inscrito no CONDESP feriu a ética, mediante denúncia, sujeitando o afiliado, no caso de condenação, a punição que pode ir desde simples advertência até a exclusão dos quadros da Entidade de Classe, sem prejuízo da comunicação ao Ministério Público no caso de cometimento de ilícito penal.


O Conselho só tem competência para analisar denuncia ou reclamação contra a conduta de inscrito nos quadros do CONDESP. 


O processo disciplinar, sigiloso, em que se garante o direito de ampla defesa, é regulado pelo Regimento Interno do órgão e das suas decisões no prazo regimental cabe recurso com efeito suspensivo à Assembleia Geral. 



CONSELHO DE ÉTICA E DISCIPLINA – CED 

(2015/2018)


Presidente Detetive João Batista de Toledo

e-mail: j.b.toledo@hotmail.com

Titulares Detetive José Alves dos Santos

Detetive José Humberto Jesus de Souza

Suplentes: Detetive Orlando Silva Montejano

Detetive Gervásio Ferreira dos Santos 


O Conselho de Ética  e Disciplina, órgão disciplinar do CONDESP, é responsável pela guarda e zelo das boas práticas e condutas éticas dos membros, representantes e dirigentes do Conselho, competindo-lhe:  I - zelar pela observância do Código de Conduta; II -  analisar as representações protocolizadas e recomendar a Diretoria Executiva as possíveis penalidades aplicáveis.


Definição

 

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

 

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

 

Códigos de ética 

 

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

 

A ética em ambientes específicos 

 

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

 

Antiética 

 

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.